A formiga...

.


Outro dia, vi uma formiga que
carregava uma enorme folha.

A formiga era pequena e a folha
devia ter, no mínimo,
dez vezes o tamanho dela.

A formiga a carregava com sacrifício.

Ora a arrastava, ora tinha sobre
a cabeça.

Quando o vento batia, a folha tombava,
fazendo cair também a formiga.

Foram muitos os tropeços,
mas nem por isso a
formiga desanimou de sua tarefa.

Eu a observei e acompanhei,
até que chegou
próximo de um buraco,
que devia ser a porta de sua casa.

Foi quando pensei:

"Até que enfim ela terminou seu
empreendimento".

Na verdade, havia apenas terminado
uma etapa.

A folha era muito maior do que a
boca do buraco,
o que fez com que a formiga a
deixasse do lado de fora para,
então entrar sozinha.

Foi aí que disse a mim mesmo:
"Coitada, tanto sacrifício para nada."

Lembrei-me ainda do ditado popular:
"Nadou, nadou e morreu na praia."

Mas a pequena formiga me surpreendeu.

Do buraco saíram outras formigas,
que começaram a cortar a folha
em pequenos pedaços.

Elas pareciam alegres na tarefa.

Em pouco tempo,
a grande folha havia desaparecido,
dando lugar a pequenos pedaços e
eles estavam todos dentro do buraco.

Imediatamente me peguei pensando
em minhas experiências.
Quantas vezes desanimei
diante do tamanho
das tarefas ou dificuldades?

Talvez, se a formiga tivesse olhado
para o tamanho da folha,
nem mesmo teria começado a carregá-la.

Naturalmente, transformei minha
reflexão em oração e pedi ao Senhor:

Que me desse à tenacidade daquela formiga,
para "carregar" as dificuldades do dia-a-dia.
Que me desse à perseverança da formiga,
para não desanimar diante das quedas.
Que eu pudesse ter a inteligência, a esperteza dela,
para dividir em pedaços o fardo que,
às vezes, se apresenta grande demais.
Que eu tenha a humildade para partilhar com os
outros o êxito da chegada,
mesmo que o trajeto tivesse sido solitário.
Pedi ao Senhor a graça de, como aquela formiga,
não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos
contrários me fazem virar de cabeça para baixo;
mesmo quando, pelo tamanho da carga,
não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer.
A alegria dos filhotes que, provavelmente,
esperavam lá dentro pelo alimento,
fez aquela formiga esquecer e superar
todas as adversidades da estrada.
Após meu encontro com aquela formiga,
saí mais fortalecido em minha caminhada.
Agradeci ao Senhor por ter colocado aquela
formiga em meu caminho ou por me ter
feito passar pelo caminho dela!

PAZ E LUZ PARA TODOS VOCÊS!!!


-:¦:- E -:¦:-

Um Dia Abençoado para todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário